Blog

Matrícula de imóvel, contrato particular ou escritura pública: qual a diferença?

Matrícula de imóvel, contrato particular ou escritura pública: qual a diferença?

Para quem não está acostumado a lidar com o ramo imobiliário, com a burocracia da compra de imóveis, pode ter dificuldades para entender a documentação envolvida no negócio. Existem documentos com nomes incomuns ou mesmo semelhantes que podem confundir os compradores e vendedores, por isso, é indicado um acompanhamento profissional para garantir um bom negócio.

- contrato particular: este documento não transcreve o imóvel e todo o seu histórico, apenas reflete a formalização da transação imobiliária entre o comprador e o vendedor. Sendo, então, necessário levar a um Registro de Imóveis para que seja transmitido de forma pública o imóvel entre as partes envolvidas;
- escritura pública: documento que oficializa de forma pública a transação imobiliária entre as partes, mas que ainda não garante a efetividade do novo proprietário do imóvel. Sendo necessário, para transferir o imóvel para o novo dono, o registro da escritura no Registro de Imóveis e o pagamento/recolhimento do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis);
- matrícula do imóvel: é o documento oficial onde consta todas as informações do imóvel, seja de efeito jurídico, benfeitorias, localização e financeiro através do seu histórico (ou seja, um dossiê).


Vale ressaltar que para todo o tipo de documentação imobiliária é necessário, e importante, o acompanhamento de um profissional da área. Nós, da SUN Documentação, temos à disposição uma equipe especializada em documentação imobiliária (jurídica e física).


Fale conosco!
E-mail: contato@sundocumentacao.com.br
WhatsApp:  (47)99963-1668

#SejaSun

<< Voltar